Notícias

PE-15, em Olinda, ganha reforça na manutenção

Iniciativa é resultado de convênio selado pela Prefeitura e Estado

Publicado por: Redação da Secom, em: 28/08/18 às 16:08

Este slideshow necessita de JavaScript.

O trecho da PE-15 em Olinda contará, a partir da semana que vem, com o trabalho de 40 reeducandos do sistema prisional do Estado na zeladoria. O convênio foi assinado nesta terça-feira (28.08) entre o prefeito da Marim dos Caetés, Professor Lupércio; o secretário de Justiça e Direitos Humanos de Pernambuco, Pedro Eurico; e o coordenador de articulação institucional do Departamento de Estradas e Rodagens (DER-PE), Diogo Carvalho, cujo órgão é responsável pela manutenção da via. A parceria terá vigência de quatro meses. O assessor do Gabinete do gestor municipal, Evandro Avelar, acompanhou o encontro.

Uma parceria centrada no resgate da cidadania e que resulta em uma ótima oportunidade para todos. Os apenados passam a contar com um meio de reinserção na sociedade, e a cidade de Olinda ganha pessoas dedicadas que irão trabalhar em uma das vias mais importantes do município, com capinação, limpeza de canaletas e remoção de entulhos. Todos os 40 são do patronato (estão no regime aberto).

Agora, somando os do semi-aberto e do aberto, Olinda conta com cerca de 200 componentes do sistema prisional. Lotados nas Secretarias de: Saúde; Infraestrutura, Patrimônio e Cultura; Desenvolvimento Social; Educação e de Administração. O contrato é gerido pela Secretaria de Infraestrutura.

Durante a assinatura do convênio, realizada no Patronato, no bairro de Santo Antônio, Recife, Professor Lupércio  comentou a alegria que é contar com todos eles.  “Estamos felizes em dar a nossa contribuição, mas a verdadeira mudança está nas mãos de vocês”, afirmou.

Pedro Eurico destacou ser importante que todos “segurem essa oportunidade e se qualifiquem” para o futuro. Pensando e trabalhando por uma nova vida.

Caberá a Prefeitura de Olinda a doação dos fardamentos do pessoal envolvido no serviço, liberação de ferramentas e monitoramento da execução do trabalho. Já o Estado assumirá o pagamento de uma ajuda de custo para os apenados. Para três dias trabalhados, o preso reduz um na pena.

A prestação de serviços se configura também como um mecanismo importante no combate o ócio, profissionalização e fortalecimento da ressocialização. Ao mesmo tempo permite ao poder Executivo reduzir custos.

RESPONSABILIDADE – A PE-15 é uma rodovia de jurisdição do Governo de Pernambuco. A manutenção da mesma é de competência do Departamento de Estradas de Rodagem (DER). Mesmo assim, o prefeito de Olinda, Professor Lupércio, decidiu estabelecer o convênio com o Estado, no sentido de unir forças para oferecer condições adequadas aos olindenses e aos motoristas que cruzam a cidade fazendo uso do mencionado corredor.

%d blogueiros gostam disto: