Saúde nos Terreiros foi no terreiro de Pai Vadinho

Próxima ação será no mês de outubro, na casa de Mãe Dora, no Córrego do Abacaxi

Publicado por: Secom, em: 16/08/19 às 17:08
Texto: Pedro Morais/Fotos : Alice

O terreiro de Pai Vadinho de Oxalá disponibilizou nesta semana serviços de saúde e cidadania, atividade inserida no programa Saúde nos Terreiros. O evento foi uma realização da Diretoria de Políticas Estratégicas, através da coordenação da População Negra de Olinda, que tem como finalidade promover, gratuitamente, serviços de saúde e cidadania à população. O centro de pai Vadinho de Oxalá – Ilê Axé Olorum, fica na Rua Doutor Natércio de Holanda, nº 84, em Passarinho, Olinda.

A Secretaria de Saúde ofertou aferição de pressão arterial, teste rápido de HGT, HIV, sífilis e gravidez, avaliação nutricional, práticas interativas (auriculoacunputura e ventosaterapia), emissão do Cartão SUS, palestras sobre tabagismo, mamografia de rastreamento para mulheres de 50 a 69 anos, bem como informações sobre controle de arbovirose e desratização nas residências do entorno do terreiro, citologia, exame de filariose, consulta ginecológica, entre outros serviços.

A atividade é resultado de uma parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social, Cidadania e Direitos Humanos, que disponibiliza técnicos oferecendo orientações jurídica, CadÚnico, emissão de carteira de Livre Acesso, entre outros serviços pertinentes a essa secretaria.

A coordenadora da Saúde da População Negra de Olinda, Carmem Cavalcanti, comenta sobre a importância da Saúde nos Terreiros. “A atividade visa promover estratégias de ações nas comunidades, disponibilizando os serviços de saúde à população, sobretudo nesse segmento social desmistificando preconceitos”, explicou informando que o próximo Saúde nos Terreiros será em outubro no terreiro de Mãe Dora, rua da Mata, Córrego do Abacaxi, com data ainda ser definida, lembrando que no dia 11 de outubro haverá a reunião do Grupo de Trabalho no terreiro de Mãe Dora.

“É a segunda vez que trazemos aqui essa atividade de grande importância para a população de Passarinho, que agradece ao prefeito Lupércio a iniciativa, principalmente porque o povo daqui precisa e muito”, disse Pai Vadinho.

A moradora da comunidade, Maria da Conceição, doméstica, revela a importância do serviço. “Muito importante trazer os serviços para a comunidade, pois eu mesma fiz prevenção e evitou ir na unidade de saúde marcar o exame”, disse satisfeita. Outra moradora, Maria José da Silva, auxiliar de serviços gerais, comentou sobre a ação. “Muita boa para todos da comunidade, pois a facilidade de marcação é muito boa, maravilhosa. Eu mesma descobri que minha pressão está alta”, disparou.

A coordenadora de assuntos religiosos da Secretaria de Desenvolvimento Social, Cidadania e Direitos Humanos de Olinda, Alzenir Simões, pontuou a ação. “É um prazer está participando de uma parceria, porque só temos a ganhar com essa troca de experiência entre as duas secretarias e população”, enfatizou.