Notícias

Dia do Maracatu é celebrado em Olinda

Mais de 10 nações vão desfilar num cortejo saindo do Largo do Amparo até Quatro Cantos

Publicado por: Redação da Secom, em: 30/07/18 às 17:52

O maracatu, famoso ritmo musical pernambucano, ganhou uma data exclusiva como reconhecimento da importância que ele traz para o cenário folclórico brasileiro. No dia 1º de agosto a cidade de Olinda, palco de apresentações constantes do ritmo, celebra o Dia do Maracatu.  A partir das 18h, no Largo do Amparo, cortejos das nações vão desfilar até os Quatro Cantos, onde todos os mestres irão fazer apresentações, cantando as tradicionais loas – toadas. O evento é promovido pela Associação dos Maracatus de Olinda (AMO), Amigos da Cultura (AC) com apoio da Prefeitura de Olinda.

Ao todo serão 13 grupos se apresentando, são eles Maracatu Nação Camaleão, Leão Coroado, Nação de Luanda, Tigre, Nação Pernambuco, Sol Brilhante, Baque Forte, Acabra Alada, Onilê, Várzea do Capibaribe, Baque Nomade, Ogum Onilê, Badia e Maracambuco.

O Dia do Maracatu foi criado pela Assembleia Legislativa de Pernambuco (ALEPE) através da Lei 560/1997 com o intuito de comemorar a resistência do ritmo. A data foi escolhida baseada no nascimento do mestre Luiz França, do Maracatu Leão Coroado.

SERVIÇO:

O QUE: Dia do Maracatu

QUANDO: 1º de agosto (quarta-feira), a partir das 18h.

LOCAL: concentração no Largo do Amparo, Varadouro.

%d blogueiros gostam disto: