Notícias

Farmacêuticos de Olinda participam de capacitação

Encontro ocorreu no auditório da Uninassau

Publicado por: Redação da Secom, em: 12/12/19 às 12:41

Este slideshow necessita de JavaScript.

Texto: Jeovani Cipriano

Para qualificar os profissionais da rede farmacêutica do município, a Secretaria de Saúde de Olinda, por meio da Diretoria de Políticas Estratégicas, realizou nesta quinta-feira (12-12), uma oficina ministrada pelo mestre em ciências farmacêuticas e doutorando em saúde pública pela Fiocruz/PE, Dalmare Falcão de Sá. O professor falou sobre o Sistema Nacional de Gestão da Assistência Farmacêutica (HÓRUS). O encontro ocorreu no auditório da Uninassau, no Shopping Patteo.

Na ocasião, os profissionais foram orientados sobre as três esferas do Sistema Único de Saúde (SUS), que contribui para a ampliação do acesso aos medicamentos e da atenção à saúde prestada à população. Também houve abordagens acerca da Regulamentação da Transferência de Recursos Destinados ao Eixo Estrutura do Programa Nacional de Qualificação da Assistência Farmacêutica (Qualifar).

De acordo com a coordenadora da Assistência Farmacêutica da cidade, Maria José, o encontro serviu para melhorar o acompanhamento dos pacientes que utilizam alguma medicação. “Foi primordial realizar esse encontro com esses profissionais. A ideia é fortalecer o controle na distribuição dos medicamentos. Todos os farmacêuticos que atuam no município passaram por esse treinamento”, pontuou.

“Vamos melhorar muito na questão da logística de dispensar e receber alguma medicação. Vamos ter a precisão de quantos medicamentos precisaremos em 2020. É uma forma de garantir o abastecimento de toda a rede e não ter problemas de falta de algum remédio” esclarece a diretora das Políticas Estratégicas de Olinda, a psicóloga/sanitarista Fabianni Meneses.

O município de Olinda está participando do (Qualifar), e pode receber um bônus para melhoria da rede. “Como temos o sistema Hórus implantado na cidade, estamos participando de um processo para receber uma quantia em dinheiro, para adquirir equipamentos que vão beneficiar a população”, destacou o farmacêutico, Styve Rickson.

O programa HÓRUS é um sistema nacional de gestão da assistência farmacêutica de acesso on-line, que foi implantado pelo Ministério da Saúde. A ferramenta permite o controle e distribuição dos medicamentos disponíveis no SUS.

%d blogueiros gostam disto: