Notícias

Obras da Nova Avenida Presidente Kennedy começam em Olinda

Plano de obras prevê a execução do serviço em três etapas, atendendo a antigas demandas da população

Publicado por: Marcílio Albuquerque, em: 03/02/20 às 19:07

As obras da requalificação da Nova Avenida Presidente Kennedy, em Olinda, começaram nesta segunda-feira (03.02) com a ordem de serviço assinada pelo prefeito, Professor Lupércio. O plano de obras prevê a execução do serviço em três etapas, que irão deixar a via como o povo olindense sempre sonhou. Toda drenagem será trocada, iluminação em LED, calçadas niveladas e com acessibilidade e muitas outras melhorias. Além do reposicionamento das paradas de ônibus, que vão sair do canteiro central e serão instaladas nas extremidades laterais da via. O prazo total da obra é de até 18 meses.

O primeiro trecho, sentido cidade-subúrbio, iniciado nesta segunda-feira, teve o trânsito alterado no último sábado (01.02), da Rua Governador Agamenon Magalhães até a Rua Gentil Ferreira Gusmão. O prazo de conclusão é de seis meses, incluindo o sentido subúrbio-cidade no mesmo trecho.

O prefeito, Professor Lupércio, explicou que tem essa obra como prioridade e que as dificuldades históricas da via serão solucionadas. “Eu morei aqui por 16 anos. Alaga com qualquer chuva e quem sofre são os moradores, os comerciantes. Todos os olindenses saem prejudicados. Por isso, estamos seguindo em frente com o trabalho que está transformando para melhor a nossa cidade”, pontuou, acompanhado de moradores e lideranças políticas.

Ele afirmou ainda que as paradas de ônibus não ficarão mais no canteiro central. Com a nova configuração, os ônibus passarão a circular do lado direito da via, junto às calçadas. Pela via passam, diariamente, 39 linhas de ônibus metropolitanas e sete linhas que operam apenas na cidade. O número de carros de passeio é de 5 mil por dia.

O secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação do Estado, Marcelo Bruto, esteve representando o governador de Pernambuco, Paulo Câmara. O gestor pontuou a importância da obra não só para Olinda, mas como um importante benefício para toda Região Metropolitana do Recife.

Ainda estiveram presentes o vice-prefeito, Márcio Botelho, o deputado federal, Augusto Coutinho, onze vereadores olindenses e secretários da cidade. Além de comerciantes da área, como Manoel Beltrão.

“Nós estamos felizes com o início e sabemos que vai ficar boa para todos. Uma nova Presidente Kennedy transformada é sonho de todos aqui e agora está virando realidade”, revelou o empresário.

Também para garantir maior segurança do pedestre, o projeto prevê a requalificação de todas as calçadas da via, que serão alargadas para 1,5 m, incluindo elementos de acessibilidade. A iluminação da Avenida Presidente Kennedy também será requalificada e as lâmpadas serão trocadas para luzes de LED, conferindo melhor luminosidade e economia no custo com energia. Além de segurança e conforto para motoristas, pedestres, moradores e comerciantes.

INTERDIÇÃO

Com a interdição, a parada 130240 (localizada no lado oposto ao Centro da Moda foi desativada e oito linhas de ônibus mudaram o itinerário, fazendo desvio pela Rua Governador Agamenon Magalhães, Rua Doutor Sérgio Loreto, Rua Austro Costa e Rua Gentil Ferreira Gusmão, retornando ao itinerário normal na Avenida Presidente Kennedy, logo após o Centro da Moda.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Texto: Marcos Oliveira

%d blogueiros gostam disto: