Notícias

Prefeitura de Olinda lembra o Dia do Conselheiro Tutelar

Professor Lupércio destaca a importância da atuação desses profissionais na cidade

Publicado por: Redação da Secom, em: 18/11/20 às 9:06

Nesta quarta-feira (18.11), é comemorado em todo o Brasil o Dia do Conselheiro Tutelar e a Prefeitura de Olinda, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, Cidadania e Direitos Humanos, homenageia os 15 profissionais que atuam no município no combate a violações dos direitos da criança e adolescente. O prefeito da cidade, Professor Lupércio, destaca o trabalho desses profissionais na cidade, que são escolhidos pela comunidade para atuar na fiscalização e aplicação das políticas públicas voltadas para infância e juventude.

A data foi instituída pela Lei nº 11.622, de 19 de dezembro de 2007. Com a implantação do ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente), foi também criada a função do Conselheiro Tutelar, em Julho de 1990. Para exercer a tarefa, que é de grande responsabilidade, os candidatos devem prestar uma prova de seleção. Os conselheiros são eleitos de forma direta, para um mandato de quatro anos.

Este cargo público implica em exercer o papel de educador e orientador dos mais jovens, criando iniciativas que potencializam o desenvolvimento dessa camada da população. O conselheiro tutelar deve ter um apurado sentido de ética e determinação para gerir conflitos que possam aparecer durante o seu trabalho.

O secretário de Desenvolvimento Social, Cidadania e Direitos Humanos, Odin Neves, ressaltou que, nos últimos quatro anos, Olinda manteve diálogo direto e atuou em parceria para o fortalecimento das três unidades dos Conselhos Tutelares existentes na cidade. “Nós, como gestores públicos, não mediremos esforços para fortalecer ainda mais a luta em defesa da criança e do adolescente deste município”, finalizou.

%d blogueiros gostam disto: