Notícias

Procissão dos Passos ocorre hoje em Olinda

A procissão ocorre há 341 anos em Olinda e visita os passos ou nichos, cinco pequenas capelas construídas no sítio histórico

Publicado por: adminolinda, em: 11/04/14 às 11:39
Imagem de Jesus Cristo na Procissão. Foto: Luiz Fabiano/Pref.Olinda

Imagem de Jesus Cristo na Procissão. Foto: Luiz Fabiano/Pref.Olinda

Hoje (11) ocorre no Sítio Histórico às 16h30 a tradicional Procissão dos Passos de Olinda. O Cortejo visita os nichos ou Passos com pausas reflexivas. Os Passos são pequenas capelas de alvenaria construídas entre 1773 e 1809. Esses só são abertos hoje durante a Procissão, que reconstitui o caminho do Senhor até o Calvário. No interior dessas capelas, há apenas um pequeno altar onde são colocadas as imagens do Senhor dos Passos em procissão. O cortejo sai da Igreja da Sé para a Igreja do Carmo. No percurso para no Largo do Amparo, onde acontecerá o “Sermão do Encontro”, que revive o encontro de Maria, mãe de Jesus, com seu filho, a caminho do Calvário.

A Procissão dos Passos ocorre após a Procissão do Encerro, que ocorreu ontem (10). A procissão do Encerro leva essa nome porque a imagem de Jesus Cristo circula coberta. As duas procissões são realizadas há 341 anos e são mantidas pela Venerável Irmandade Bom Jesus dos Passos de Olinda. De acordo com o vice-provedor da Irmandade, Bartolomeu Advincula Júnior, “a procissão do Encerro representa o momento da prisão de Jesus Cristo e a Procissão dos Passos, representa o caminho de Jesus até o Calvário”

Passo da Ribeira. Foto: Luiz Fabiano/Pref.Olinda

Passo da Ribeira. Foto: Luiz Fabiano/Pref.Olinda

Conheça mais sobre os cinco Passos de Olinda:

Passo da Sé

Construído no inicio do século XIX, o Passo da Sé é o primeiro do roteiro da Procissão dos Passos. O nicho é dotado de uma porta almofadada adornada com volutas e arabescos. A imagem representa o Senhor do Monte das Oliveiras, esculpida em madeira de cedro, em estilo barroco.

Passo do Amparo

Localizado dentro da Igreja do Amparo, o Passo é datado do século XVIII. Realizada durante a Quaresma, é o segundo da Procissão dos Passos. Nele, acontece o encontro de Jesus com Nossa Senhora.

Passo dos 4 Cantos

Construído em 1773, o Passo dos 4 Cantos é o terceiro no roteiro da Procissão dos Passos. No local, encontra-se a imagem de Nosso Senhor na Pedra Fria, do século XVIII, de procedência desconhecida.

Passo da Ribeira

O Passo da Ribeira representa o Senhor carregando a Cruz, de 1773. No local, está a imagem de Nosso Senhor do Bom Jesus dos Passos, de procedência portuguesa, do século XVIII.

Passo do Senhor Apresentado ao Povo

Com o duplo nome de Passo do Senhor Apresentado ao Povo e Passo do Castelhano, a construção data de 1773. Localizado na esquina da Rua 27 de Janeiro, o pequeno nicho abre todos os anos para a procissão do Senhor dos Passos. Possui a imagem do Nosso Senhor Atado, provavelmente do início do século XIX, de procedência desconhecida.

%d blogueiros gostam disto: